Tempos atrás, a carta e o telegrama eram os únicos meio de comunicação escrita. Atualmente, a tecnologia permite que as pessoas, mesmo se comunicando de lugares distintos, interajam pelas inúmeras plataformas de comunicação e sites de relacionamento, dialogando em tempo real.

Mesmo um pouco “fora de moda”, ainda há quem faça uso da carta para se comunicar. Sem contar que, por se classificar dentre os inúmeros gêneros textuais com os quais compartilhamos no nosso dia a dia, ela está entre os conteúdos cobrados em provas de vestibulares e até concursos públicos.

Tendo como objetivo enriquecer a qualidade da escrita dos alunos e trabalhar esse gênero que vem sendo esquecido por muitos, o Colégio Magistra começou um projeto com os alunos do Ensino Fundamental I.

O projeto acontecerá da seguinte maneira: cada aluno escolherá um pseudônimo, isto é, um nome fictício que será utilizado durante todo o projeto. Em seguida haverá a troca das correspondências entre os alunos, que será mediada pelas professoras e coordenadora. O aluno ficará livre para produzir a carta e o envelope como ele quiser, desenhando, colando, pintando ou outras técnicas.

Para que nosso projeto seja um sucesso e nossos alunos aprendam o máximo possível, as professoras estão trabalhando em sala as técnicas para confecção das cartas.

É muito importante que os pais participem do nosso projeto orientando seus filhos na hora da escrita que posteriormente passarão por devidas correções dos professores.